Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons by-sa 3.0. Rua_Juventude Anticapitalista, exceto quando proveniente de outras fontes ou onde especificado o contrário. 

Vitória dos/as estudantes secundaristas em São Paulo!

30.12.2015

Após 2 meses de luta e 25 dias de ocupações das escolas estaduais de São Paulo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin do PSDB, recuou no seu projeto de (des)organização escolar! 

 

 



Consideramos este recuo uma importante vitória do movimento, que sairá desse processo imensamente fortalecido e moralizado, com disposição de seguir na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade ao longo de 2016 e nos anos que virão. Toda uma nova geração de lutadores e lutadoras aprendeu muito com os últimos 25 dias de ocupação de escolas e o mês anterior em que já lutávamos nas ruas pra barrar esse projeto. 

Um novo método de luta sai legitimado e vitorioso nesse processo: daqui pra frente, antes de mexer com a educação secundarista em São Paulo, e talvez no Brasil todo, cada governante terá que aguentar a 'faca na garganta' das ocupações de escola!

Mas, hoje por hoje, o movimento ainda segue apreensivo. Resta sabermos qual será a regulamentação completa dessa decisão do governo: ano que vem, haverá novas matrículas nas escolas? Os estudantes que foram presos em manifestações serão liberados? Os professores que se engajaram na luta serão punidos? Existe garantia de que o governo não irá enganar todo mundo e aplicar a reorganização a toaque de caixa durante as férias escolares? Saberemos tudo isso nas próximas horas.

O fato é que o projeto será suspenso ao longo de 2016 e, segundo Alckmin, após 'muito diálogo com as escolas' será aplicado em 2017. Nós sabemos que quando o governador diz 'diálogo' ele quer dizer tiro, porrada e bomba, mas o governador também sabe que nós não vamos aceitar esse projeto nem em 2017 e nem nunca: então que venha o segundo round ano que vem!

Já é seguro dizer: tivemos uma importante vitória hoje! O Alckmin saiu derrotado e desmoralizado! Foi feita História, com H maiúsculo, em São Paulo!

Salve pra cada estudante de luta!
Salve pra cada professor/a de luta!
Salve pra cada pai e mãe de luta!

Salve pra toda a juventude anticapitalista de São Paulo!

Please reload

Please reload