Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons by-sa 3.0. Rua_Juventude Anticapitalista, exceto quando proveniente de outras fontes ou onde especificado o contrário. 

GLOBO: 50 anos de monopólio e apoio à(s) ditadura(s).

26.4.2015

 

Hoje a rede Globo de televisão completa 50 anos. Nós, anticapitalistas, não temos o que comemorar. Muito pelo contrário.

 

Nas manifestações de rua é comum escutarmos a palavra de ordem "O povo não é bobo, abaixo à Rede Globo!", e isso tem um motivo. A Globo se tornou hegemonica no Brasil graças à ditadura, ou "à revolução de 64" (como ela mesma se referia ao golpe civil-militar). Roberto Marinho, o criador do império, o cidadão Kane brasileiro, foi um defensor ferrenho da ditadura e, em troca, recebeu todo o apoio necessário do Estado pra fazer da TV Globo uma das maiores emissoras do mundo, um verdadeiro monopólio.

 

Filha gestada durante 20 anos de ditadura, a Globo se tornou o melhor canal de convencimento ideológico do capital no Brasil. Não é raro ligar a TV no Jornal Nacional e escutar, da boca do William Bonner e da Patrícia Poeta um show de criminalização dos movimentos sociais e da esquerda como um todo, lembrando sempre ao telespectador que é uma televisão "imparcial". Tal qual apoiou o golpe de 64, hoje apoia a militarização das favelas e a criminalização da pobreza, de diversas formas. Mais que um canal de TV, a globo age no Brasil como um partido político. Um partido dos mais reacionários. Em 2013 vimos o seu poder, disputando cotidianamente o sentido das jornadas de junho. Em 2015 não foi diferente, ficando evidente o seu apoio às manifestações organizadas pela direita.

 

A Globo, como toda emissora de televisão, se trata de uma concessão pública. Como tal, deveria servir à população. Hoje não é dia de comemorar, mas sim de descomemorar, como disse a Enecos (Executiva Nacional dx Estudantes de Comunicação Social). Hoje é dia de lembrarmos a importância da luta pela democratização da mídia.

#‎descomemoração‬

‪#‎Globo50anos‬

‪#‎OPovoNãoÉBobo‬

‪#‎AbaixoARedeGlobo‬

‪#‎AVerdadeÉDura‬

 

Please reload

Please reload