Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons by-sa 3.0. Rua_Juventude Anticapitalista, exceto quando proveniente de outras fontes ou onde especificado o contrário. 

A comunidade da Av. Boa Esperança resiste na luta pelo direito à moradia

12.4.2015

 

Nessa quarta-feira (08.04), o Movimento RUA/Piauí participou da organização para atuação de resistência com a comunidade da Av. Boa Esperança, em Teresina, onde mais de 2 mil famílias estão ameaçadas de remoção em virtude da implantação da 2º fase do Projeto Lagoas do Norte, que pretende duplicar a avenida a fim instalar megaempreendimentos na região.
 

O projeto é promovido pelo prefeito municipal de Teresina, Firmino Filho (PSDB), e receberá financiamento do Banco Mundial. Atualmente, a comunidade sofre com a falta de transporte público, escolas, saneamento básico e tem ameaçado o patrimônio histórico e cultural da região.
 

Além das/os militantes de diversas frentes do RUA/Piauí, estiveram presentes o promotor de justiça Fernando Santos, que posicionou-se favoravelmente pela permanência das famílias e apresentou diversas ilegalidades no projeto higienista da Prefeitura.
 

O Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Piauí e grupos estudantis e de juventude também integrarão essa resistência popular. Serão realizadas oficinas de formação sobre direito à cidade no contexto da moradia, direitos das mulheres e idosos, preservação cultural e patrimônio, dentre outros. Além da produção de documentários e intervenções urbanas junto com a comunidade.
 

Ao final, a comunidade decretou: enquanto a moradia digna for um privilégio, OCUPAR e RESISTIR É UM DIREITO!

Please reload

Please reload