Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons by-sa 3.0. Rua_Juventude Anticapitalista, exceto quando proveniente de outras fontes ou onde especificado o contrário. 

Entendemos que o processo saúde - doença tem determinação social, classe, cor, genero e que a saúde é um direito humano fundamental.

 

Nós da Frente da Saúde nos posicionamos contra a privatização do SUS através das organizações público-privadas e outros mecanismos do capital, em defesa do direito ao próprio corpo e a vida.Somos contrários aos cuidados em saúde exercidos de forma mercantilizada, valorizando os saberes e conhecimentos tradicionais, na luta antimanicomial pela reforma psiquiátrica e pela reforma sanitária no Brasil.

 

Lutamos para a expansão do diálogo com a comunidade, combatendo todas as medidas higienistas e criminosas contra a população usuária de drogas e em situação ou não de rua. Ocupamos todos os espaços políticos de defesa do SUS e da Saúde Pública, como as diretorias executivas de curso, fóruns populares e outras instancias políticas nacionais, regionais, estaduais e municipais.

 

 

Na RUA por um Sáude Pública de qualidade

Acreditamos que a educação profissional tem papel fundamental para garantir uma saúde pública de qualidade. Por isso, precisamos realizar debates e formulações sobre currículo academico nos cursos da area da saude, trabalhando com a transversalidade das demandas das Mulheres, Negres e LGBTs.

  Estamos em luta, em todas universidades do país contra a implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH - que privatiza os Hospitais Universitários, transformando a sáude em mercadoria.

 

  De forma crítica, reflexiva e responsável temos a tarefa de enfrentar grandes temas da Saúde Coletiva brasileira como a Saúde Indígena e de povos tradicionais; a Lei de Responsabilidade Fiscal e financiamento público da saúde brasileira; a construção do Estagio de Vivencia no SUS – VERSUS; Politica Nacional de combate ao crack e outras drogas e Consultórios de Rua; a precarização das condições de trabalho dos profissionais da saúde e a construção de uma Política Nacional de Redução de Danos!

Links: