• Juventude Anticapitalista

Nota de Apoio e Solidariedade a NGC Borges(GTA)

O rap é um dos principais movimentos culturais geradores de ideias. Assume o compromisso de representar na arte a realidade das favelas e do povo negro, tem em sua essência a luta contra o racismo, a desigualdade social e a violência policial. Já dizia a letra; Rap é compromisso! Hoje, o Rap se coloca como uma alternativa de vida ao jovem favelado, que vê a oportunidade de ser ouvido uma vez na vida, de sustentar a si e a sua família. O rap move vielas, ruas e praças, coloca comida na mesa de muitas famílias e apresentar pro mundo a realidade de milhares de jovens.

   Depois de postar uma música que fazia referências a um youtuber soldado de fascista, o rapper NGC Borges, um dos mais promissores artistas da cena atual, vem sofrendo diversos ataques racistas e ameaças, chegando a ter seu endereço, seus dados e de seus familiares compartilhados 


   Não é a primeira vez que artistas de rap são perseguidos por fazerem denúncias da realidade. Os Racionais MC’s já foram presos acusados de incitação ao crime e à violência. Emicida foi preso em um show por desacato à autoridade, ao cantar a música “Dedo na Ferida”, que critica a polícia e Rodrigo GTA, produtor da Roda Cultural da Central no Rio de Janeiro, atualmente preso e acusado por “resistir à uma abordagem policial”. O mesmo com DJ Lah, do grupo Conexão do Morro, assassinado como retaliação por denunciar a execução do pedreiro Paulo Batista do Nascimento por cinco policiais militares. 


    O rap é um movimento de resistência, que passa visões de vidas reais, as realidades essenciais para entender quais são as contradições do capitalismo, quem são e onde estão as pessoas que mais sofrem com ela. As ameaças à vida de NGC Borges e seus familiares demonstram que expor isso na arte ainda é motivo de criminalização. Os ataques a ele, mostram quem são os que se incomodam com a cultura preta e com a realidade do favelado. 


O policial blogueirinho após fazer um vídeo chamando o rapper de "vagabundo marginal" , coloca seu seguidores para ameaçar a vida de Borges, com a intenção de mostrar-se "bom policial que combate a criminalidade" e com objetivos eleitorais. Seu discurso criminaliza a cultura, mas inocenta a sí e a centena de seguidores que estão ameaçando a vida de uma família. 


Desejamos forças, apoio e solidariedade a NGC Borges e sua família! 

Liberdade GTA!

31 visualizações
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

 

 


 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons by-sa 3.0. Rua_Juventude Anticapitalista, exceto quando proveniente de outras fontes ou onde especificado o contrário.