Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons by-sa 3.0. Rua_Juventude Anticapitalista, exceto quando proveniente de outras fontes ou onde especificado o contrário. 

  • Feministas Anticapitalistas

MARÇO FEMINISTA: Aborto legal, gratuito e seguro já!


A possibilidade de aborto é uma realidade na vida de milhares de mulheres. Uma a cada cinco mulheres na faixa etária fértil de suas vidas já fez ou fará um aborto. O aborto ilegal é a quinta maior causa de morte materna no país, o que o torna questão de debate de saúde pública. Sabemos, ainda, que a mortalidade tem classe e cor. São as mulheres negras e periféricas que mais sentem a omissão das políticas públicas em saúde e o secundarismo da pauta da saúde da mulher, visto que estas são obrigadas a se submeterem a condições insalubres para realizar o procedimento. As mulheres pretas realizam o dobro de aborto induzido que mulheres brancas, ademais apenas 10% do total de mulheres que o realizam possuem ensino superior completo. Ano após anos vemos PLs passarem pela câmara tentando reduzir ou dificultar ainda mais o acesso a contraceptivos e ao aborto em si. Defendemos o direito ao corpo da mulher inclusive o direito de ser ou não mãe! Para as que desejam ser, lutamos por dignas condições de assistência pública ao parto humanizado, seja ele cesariano ou vaginal. Não admitimos humilhações, mutilações e controle do corpo das mulheres que decidem levar o curso da gestação. Queremos direitos sexuais pautados em políticas públicas de planejamento familiar acessível e de qualidade. Que as mulheres decidam, a sociedade respeite e o Estado garanta! Educação sexual para escolher, contracepção para prevenir e aborto legal para não morrer! Legalizar o aborto é lutar pela vida das mulheres!

Este texto faz parte de um especial produzido pelas feministas do RUA para o mês de março de 2019! Confira a série completa aqui no site. arte: Thiana Fragoso/RUA UERJ


7 visualizações
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube